top of page

Quem sou

ISABEL_edited.jpg

Minha vida pessoal...
Meu nome é Maria Isabel Leite, mas gosto de ser chamada sempre de Bel. Estou casada com meu amor e melhor amigo de infância, Marcio, há mais de 40 anos. Temos quatro filhas – Dani, Tati, Carol e Ciça – e quatro netos: Caio, Téo, Lui e Maria. Sou inquieta, já me mudei mais de 20 vezes de casa. Nasci no Rio, morei em Londres, compartilhei moradias em Campinas e Criciúma, e moro na Lagoa da Conceição, em Floripa – que amo! Adoro viajar; estar cercada de pessoas (em particular, as crianças); de plantas; de água (o que inclui gostar de lavar roupa e lavar louça! Kkkk!); e não vivo sem a arte em geral. A diversidade e a pluralidade de olhares me completam e me instigam. Quando nova, toquei violão, dancei, pintei, desenhei, fiz cerâmica... hoje, escrevo.


Minha história profissional...
Atuo na interface Educação, Infância, Arte e Cultura há mais de 40 anos. 

Trabalhei 15 anos diretamente com as crianças nas escolas – tanto como professora de educação infantil; como de arte e de literatura em anos iniciais; quanto nos cargos de gestão (coordenação, orientação, supervisão e direção). 
Depois, fui trabalhar em universidades (PUC-Rio, UERJ, Estácio de Sá e UNESC), nos Cursos de Pedagogia e Artes Visuais, e também nos de pós-graduação lato e stricto sensu. 
Ao longo desse percurso, me constituí pesquisadora e comecei também a fazer formação em redes, e prestar serviços de palestras, cursos, oficinas, consultoria e assessoria para espaços formais e não-formais de educação (museus), além de redes públicas. Participei da elaboração de materiais para o Ministério da Educação, e de diversas pesquisas para a UNESCO, que me fizeram viajar muito por um Brasil pouco conhecido.
Tenho diversos livros, capítulos e artigos acadêmicos publicados nacional e internacionalmente; fundei e dirigi o Museu da Infância/UNESC; fui diretora pedagógica da equipe que criou o game-narrativo “O Mistério dos Sonhos”; e escrevi dois livros infantis – “Cartas entre Marias: uma viagem à Guiné Bissau” (com Virgínia Maria Yunes) e “O sumiço dos Guarda-chuvas”.


Minha história acadêmica... 

• Arte-Educadora (Atelier Helio Rodrigues); 

• Pedagoga (PUC-Rio);  

• Especialista em Psicopedagogia (PUC-Rio); 

• Mestre em Educação (PUC-Rio - “O que falam de escola e saber as crianças da área rural?”); 

• Doutora em Educação (UNICAMP - “O que e como desenham as crianças?: refletindo sobre as condições de produção cultural das crianças”); 

• Pós-Doutora em Arte-Educação (Roehampton University/ Londres -

“A dimensão educativa dos museus londrinos - o olhar estrangeiro”)

bottom of page